O néfron é uma estrutura microscópica capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue, manter o equilíbrio hidroelectrolítico e ácido-básico do corpo humano, controlar a quantidade de líquidos no organismo, regular a pressão arterial e secretar hormônios, além de produzir a urina. Por esse motivo dizemos que o néfron é a unidade funcional do rim, pois apenas um néfron capaz de realizar todas as funções renais.
Em uma das extremidades há uma pequena estrutura em forma de taça, a cápsula renal (de Bowman) no interior da qual se situa o glomérulo renal ou glomérulo capilar (de Malpighi), formado por capilares sanguíneos enovelados ligados a artéria renal por uma arteríola. O conjunto da cápsula e do glomérulo recebe o nome de corpúsculo renal.
A cápsula renal comunica-se com mo túbulo néfrico, que apresenta três regiões: o túbulo contorcido (ou enovelado) proximal, a alça néfrica (túbulo reto ou de Henle) e túbulo contorcido (enovelado) distal, que converge para o duto coletor. Este último leva a urina até a papila renal, de onde ela flui pelos cálices menores, maiores, até chegar à pelve renal e ser conduzida pela bexiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário